A EVOLUÇÃO DA QUALIDADE NO MUNDO
Na conceituação
moderna do termo, qualidade significa adequação ao uso. É o atendimento aos
desejos e às aspirações dos consumidores, incluindo os aspectos econômicos, de
segurança e desempenho. O conceito refere-se ao mais apropriado e não ao melhor
ou ao mais caro.
A preocupação com a
qualidade existe desde os primórdios das civilizações. Historicamente associado
à realização de inspeções e testes nos serviços ou produtos acabados, o
conceito de controle da qualidade sofreu mudanças significativas com a
Revolução Industrial, quando ganhou mais importância. A aplicação de teorias
estatísticas aos planos de inspeção e testes representa uma nova etapa do
conceito, denominada Controle Estatístico da Qualidade. Na segunda metade do
século XX, a complexidade tecnológica, o aumento do volume de investimentos e a
necessidade de segurança concorreram para a ampliação do controle da qualidade.
Tornou-se absolutamente fundamental assegurar, previamente, a qualidade dos
produtos, serviços, instalações e equipamentos, o que deu origem ao Controle
Total da Qualidade.
Os Sistemas de
Garantia da Qualidade resultam da aplicação da abordagem sistêmica ao Controle
Total da Qualidade. São métodos gerenciais que preconizam o esforço globalizado
e sistêmico da empresa na busca da qualidade e se baseiam, resumidamente, nas
seguintes premissas:
- A qualidade é o
resultado do trabalho de cada um e, portanto, todos são responsáveis por ela,
inclusive a alta administração da empresa;
- A qualidade está
baseada na tecnologia, que se fundamenta no desenvolvimento de recursos
humanos, e
- A qualidade deve ser
explicitada para que possa ser controlada e desenvolvida.
Um Sistema de Garantia
da Qualidade é um conjunto de medidas que permite implementar na empresa essas
premissas. É fundamental, em virtude da mudança de hábitos que representa, que
a introdução dos Sistemas de Garantia da Qualidade se faça de modo planejado e
gradual.
A globalização da
economia tornou necessária a padronização dos requisitos de Sistemas de
Garantia da Qualidade. Em 1987, foram editadas as normas internacionais,
mundialmente conhecidas como Normas da Série ISO 9000, que possibilitaram a
padronização desses requisitos em todo o mundo. As Normas da Série ISO
9000:1987 foram revisadas pela primeira vez em 1994 e deram origem às Normas da
Série ISO 9000:1994.
Como a ISO 9000:1994
dava mais ênfase à garantia da qualidade do produto / serviço do que aos
resultados da empresa, começam a surgir os prêmios de excelência em qualidade,
que abordam, simultaneamente, a satisfação do cliente, a garantia da qualidade
do produto / serviço, os resultados da empresa, a gestão empresarial e a
melhoria contínua da qualidade. Nos Estados Unidos, em 14 de novembro de 1988,
foi entregue o Prêmio Malcolm Baldrige, lançado em 1987; na Europa, em 1988,
instituiu-se o Prêmio Europeu da Qualidade; e no Brasil, em 1991, foi criado o
Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Para acompanhar a tendência mundial, em
dezembro de 2000, as Normas ISO 9000:1994 foram também revisadas, dando origem
às Normas ISO 9000:2000, com a incorporação dos aspectos valorizados pelos
prêmios de excelência em qualidade, isto é, a satisfação do cliente, os
resultados da empresa, a gestão empresarial e a melhoria contínua. Em dezembro
de 2005, foi lançada a ISO 9000:2005 (Fundamentos e Vocabulário) e, em outubro
de 2008, a ISO 9001:2008 (Requisitos) com pequenas alterações da ISO 9001:2000.
Nos tempos atuais a
ISO 9001:2015 foi revisada totalmente para adequação a uma nova abordagem bem
mais estruturada e lógica e nível, deixando assim a norma menos redundante e
mais focada nas mudanças diárias do dia a dia das empresas.
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