A EVOLUÇÃO DA QUALIDADE NO MUNDO

Na conceituação moderna do termo, qualidade significa adequação ao uso. É o atendimento aos desejos e às aspirações dos consumidores, incluindo os aspectos econômicos, de segurança e desempenho. O conceito refere-se ao mais apropriado e não ao melhor ou ao mais caro.

A preocupação com a qualidade existe desde os primórdios das civilizações. Historicamente associado à realização de inspeções e testes nos serviços ou produtos acabados, o conceito de controle da qualidade sofreu mudanças significativas com a Revolução Industrial, quando ganhou mais importância. A aplicação de teorias estatísticas aos planos de inspeção e testes representa uma nova etapa do conceito, denominada Controle Estatístico da Qualidade. Na segunda metade do século XX, a complexidade tecnológica, o aumento do volume de investimentos e a necessidade de segurança concorreram para a ampliação do controle da qualidade. Tornou-se absolutamente fundamental assegurar, previamente, a qualidade dos produtos, serviços, instalações e equipamentos, o que deu origem ao Controle Total da Qualidade.




Os Sistemas de Garantia da Qualidade resultam da aplicação da abordagem sistêmica ao Controle Total da Qualidade. São métodos gerenciais que preconizam o esforço globalizado e sistêmico da empresa na busca da qualidade e se baseiam, resumidamente, nas seguintes premissas:

- A qualidade é o resultado do trabalho de cada um e, portanto, todos são responsáveis por ela, inclusive a alta administração da empresa;

- A qualidade está baseada na tecnologia, que se fundamenta no desenvolvimento de recursos humanos, e

- A qualidade deve ser explicitada para que possa ser controlada e desenvolvida.

Um Sistema de Garantia da Qualidade é um conjunto de medidas que permite implementar na empresa essas premissas. É fundamental, em virtude da mudança de hábitos que representa, que a introdução dos Sistemas de Garantia da Qualidade se faça de modo planejado e gradual.

A globalização da economia tornou necessária a padronização dos requisitos de Sistemas de Garantia da Qualidade. Em 1987, foram editadas as normas internacionais, mundialmente conhecidas como Normas da Série ISO 9000, que possibilitaram a padronização desses requisitos em todo o mundo. As Normas da Série ISO 9000:1987 foram revisadas pela primeira vez em 1994 e deram origem às Normas da Série ISO 9000:1994.

Como a ISO 9000:1994 dava mais ênfase à garantia da qualidade do produto / serviço do que aos resultados da empresa, começam a surgir os prêmios de excelência em qualidade, que abordam, simultaneamente, a satisfação do cliente, a garantia da qualidade do produto / serviço, os resultados da empresa, a gestão empresarial e a melhoria contínua da qualidade. Nos Estados Unidos, em 14 de novembro de 1988, foi entregue o Prêmio Malcolm Baldrige, lançado em 1987; na Europa, em 1988, instituiu-se o Prêmio Europeu da Qualidade; e no Brasil, em 1991, foi criado o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Para acompanhar a tendência mundial, em dezembro de 2000, as Normas ISO 9000:1994 foram também revisadas, dando origem às Normas ISO 9000:2000, com a incorporação dos aspectos valorizados pelos prêmios de excelência em qualidade, isto é, a satisfação do cliente, os resultados da empresa, a gestão empresarial e a melhoria contínua. Em dezembro de 2005, foi lançada a ISO 9000:2005 (Fundamentos e Vocabulário) e, em outubro de 2008, a ISO 9001:2008 (Requisitos) com pequenas alterações da ISO 9001:2000.

Nos tempos atuais a ISO 9001:2015 foi revisada totalmente para adequação a uma nova abordagem bem mais estruturada e lógica e nível, deixando assim a norma menos redundante e mais focada nas mudanças diárias do dia a dia das empresas.

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