AVALIAÇÃO DE CONFORMIDADE - CERTIFICAÇÃO
A certificação de
produtos, processos, serviços, sistemas de gestão e pessoal é, por definição, realizada
por terceira parte, isto é, por uma organização independente, acreditada pelo
Inmetro, para executar a avaliação da conformidade de um ou mais destes
objetos. Ao acreditar um organismo de certificação, o Inmetro o reconhece competente
para avaliar um objeto, com base em regras preestabelecidas, na maior parte das
vezes, pelo próprio Inmetro.
• Certificação de
Produtos, Processos ou Serviços
Dependendo do produto,
do processo produtivo, das características da matéria prima, de aspectos
econômicos e do nível de confiança necessário, entre outros fatores,
determina-se o modelo de certificação a ser utilizado. Os modelos mais
utilizados são:
Modelo de Certificação
1a – Avaliação única. Nesse modelo, uma ou mais amostras do produto são
submetidas a atividades de avaliação da conformidade, que podem consistir em
ensaio, inspeção, avaliação de projeto, avaliação de serviços ou processos, etc.
Esse modelo não contempla a etapa de manutenção. A avaliação da conformidade do
objeto é efetuada uma única vez, e os itens subsequentes de produção não são
cobertos pelo Certificado de Conformidade emitido.
Modelo de Certificação
1b – Ensaio de lote. Esse modelo envolve a certificação de um lote de
produtos. O número de unidades a serem ensaiadas pode ser uma parcela do lote,
coletada de forma aleatória, ou até mesmo, o número total de unidades do lote
(ensaio 100%). O Certificado de Conformidade é restrito ao lote certificado.
Modelo de Certificação
2 - Avaliação inicial consistindo de ensaios em amostras retiradas no fabricante,
seguida de avaliação de manutenção periódica através de coleta de amostra do
produto no mercado. As Avaliações de Manutenção têm por objetivo verificar se
os itens produzidos após a atestação da conformidade inicial (emissão do
Certificado de Conformidade) permanecem conformes.
Modelo de Certificação
3 - Avaliação inicial consistindo de ensaios em amostras retiradas no fabricante
seguida de avaliação de manutenção periódica através de coleta de amostra do
produto na fábrica. As Avaliações de Manutenção têm por objetivo verificar se
os itens produzidos após a atestação da conformidade inicial (emissão do Certificado
da Conformidade) permanecem conformes. A manutenção pode incluir a avaliação periódica
do processo produtivo. (adaptada da ISO/IEC 17067).
Modelo de Certificação
4 - Avaliação inicial consistindo de ensaios em amostras retiradas no fabricante
seguido de avaliação de manutenção periódica através de coleta de amostras do
produto na fábrica e no comércio, combinados ou alternadamente, para realização
das atividades de avaliação da conformidade. As Avaliações de Manutenção têm
por objetivo verificar se os itens produzidos após a atestação da conformidade inicial
(emissão do Certificado da Conformidade) permanecem conformes. A manutenção
pode incluir a avaliação periódica do processo produtivo. (adaptada da
ISO/IEC 17067).
Modelo de Certificação
5 - Avaliação inicial consistindo de ensaios em amostras retiradas no fabricante,
incluindo auditoria do Sistema de Gestão da Qualidade, seguida de avaliação de
manutenção periódica através de coleta de amostra do produto na fábrica e/ou no
comércio, para realização das atividades de avaliação da conformidade. As
Avaliações de Manutenção têm por objetivo verificar se os itens
produzidos após a atestação da conformidade inicial (emissão do Certificado da
Conformidade) permanecem conformes. A manutenção inclui a avaliação periódica
do processo produtivo, ou a auditoria do SGQ, ou ambos. (adaptada da
ISO/IEC 17067).
Modelo de Certificação
6 - Avaliação Inicial consistindo de auditoria do Sistema de Gestão da Qualidade
ou inspeções, seguida de manutenção periódica. Esse modelo é aplicável,
principalmente, para a certificação de serviços e processos. As Avaliações de
Manutenção incluem a auditoria periódica do SGQ e avaliação periódica do
serviço ou processo.
• Certificação de
Sistemas de Gestão
A certificação dos
Sistemas de Gestão atesta a conformidade do sistema de gestão das empresas em relação
a requisitos normativos. Os sistemas clássicos são os sistemas de gestão da
qualidade, certificados com base em critérios estabelecidos pela norma ABNT NBR
ISO 9001, e os sistemas de gestão ambiental, certificados conforme as normas da
série NBR ISO 14001. Mais recentemente, destacam-se a publicação da ABNT NBR
ISO 22000, voltada para a área de alimentos, ABNT NBR 16001, que tem foco na
Responsabilidade Social das empresas, ABNT NBR ISO 31000, Gestão de Riscos –
Princípios e Diretrizes e a da ABNT NBR 27001, para sistemas de Gestão da
Segurança da Informação.
Há, no entanto, outros
sistemas de gestão, também passíveis de certificação, oriundos de iniciativas setoriais,
como os sistemas baseados em normas do setor automobilístico ou de
telecomunicações, como a IATF 16949 e TL 9000.
A filosofia das normas
de gestão é, em geral, a de induzir à organização por processos, enfatizando as
ações de prevenção de defeitos. No entanto, as normas de sistemas de gestão não
ditam qual o produto a ser produzido ou como produzi-lo, mas apenas como
estruturar os sistemas de gestão da organização, de forma a assegurar a
repetibilidade dos resultados obtidos, no que diz respeito, em particular, ao
parâmetro qualidade.
A certificação de
sistemas de gestão propicia que a organização funcione de maneira consistente, preocupada
com a qualidade, com o meio ambiente, etc. e que seus empregados têm noção clara
de como obter a qualidade, ou como preservar o meio ambiente.
A certificação de
sistemas de gestão pode abranger a empresa como um todo, ou partes da mesma, podendo
limitar-se a um único departamento. As normas ISO 9001 e ISO 14001 são apenas as
referências normativas para o processo de certificação. A responsabilidade pela
certificação é do organismo acreditado e do organismo acreditador e não da ISO.
• Certificação de
Pessoal
A certificação de
pessoal avalia as habilidades, os conhecimentos e as competências de algumas ocupações
profissionais e pode incluir, entre outras, as seguintes exigências:
* Formação: a
exigência de certo grau de escolaridade: visa assegurar um adequado nível de
capacitação;
* Treinamentos:
considera a carga horária e de programas de treinamento, estágios, participação
em eventos como congressos, etc, aos quais o profissional tenha sido submetido;
* Experiência
Profissional: a experiência prática em setor específico permite maior
compreensão dos processos envolvidos e identificação rápida das oportunidades
de melhorias;
* Habilidades e
Conhecimentos Teóricos e Práticos: a capacidade de execução é essencial para
atuar e desenvolver-se na atividade.
Os programas de
certificação de pessoal normalmente estabelecem pré-requisitos aos profissionais
candidatos a certificação, em termos de exigência de formação e experiência
profissional mínimas, podendo ser complementadas por exames teóricos ou
práticos. Normalmente, exige-se do candidato com pouca formação maior
experiência profissional e vice-versa. Os exames práticos são normalmente
efetuados para avaliação das habilidades do profissional candidato.
Os programas de
certificação de pessoal devem ser implementados precedidos de análise de seus
impactos, principalmente sociais, devendo-se observar cuidados no sentido de
não alijar profissionais no mercado, mas sim de induzi-los ao aperfeiçoamento
profissional. Nesse sentido, os resultados dos exames devem ser oferecidos aos
profissionais, que alcançaram ou não a certificação, por se constituírem em um
importante referencial para planejar o seu desenvolvimento, reforçando seus
pontos fortes e minimizando suas carências de conhecimentos.
No Brasil, são
certificados, por exemplo, de forma voluntária, os profissionais que atuam nas seguintes
áreas:
Meios de Hospedagem
- Recepcionista em
função polivalente
- Recepcionista em
função especializada
- Chefe de Reservas
- Gerente dos Meios de
Hospedagem
- Atendente de
Reservas
- Chefe de Recepção
- Chefe de Governança
- Capitão-porteiro
- Gerente de Camping
- Concierge
- Mensageiro
- Auditor Noturno
- Camareira ou
Arrumador
- Reparador
polivalente ou can-fix-it
Agência de Viagens
- Agente de Viagens
- Gerente de Agência
de Viagens
Soldagem
- Inspetor de Soldagem
Nível 1 e 2
- Tubos e Conexões de
Polietileno PE80 e
- PE100 – Qualificação
de Soldador
Alimentos e Bebidas
- Commis
- Cozinheiro em função
polivalente
- Sommelier
- Pizzaiolo
- Churrasqueiro
- Maitre
- Garçom em função
polivalente
- Garçom em função
especializada
- Chefe executivo de
cozinha
- Confeiteiro
- Bartender
Financeira
- Caixa
Ensaios Não
Destrutivos
- Inspetor de
gamagrafia
- Inspetor de líquido
penetrante
- Inspetor de
partículas magnéticas
- Inspetor de
ultrassom
Manutenção
- Qualificação e
Certificação de Instrumentista de manutenção
- Mecânico
- Caldeireiro
- Eletricista
Profissionais da área
da Construção Civil e Urbanitários
- Assentador e
rejuntador de placas cerâmicas e porcelanato para revestimentos
- Instalador de pisos
laminados melamínicos de alta resistência
- Impermeabilizador
- Instalador predial e
de manutenção de tubulação de gás
- Operador de
medidores de gás
- Instalador
convertedor e mantenedor de aparelhos a gás
Profissionais de
Controle Tecnológico de Concreto
- Auxiliar;
- Laboratorista I e
II;
- Tecnologista;
- Inspetor.
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